domingo

Zacarias Martins, escreve sobre o livro " Frestas " de; Gleidston César.

O poeta, jornalista e ativista cultural, Zacarias Martins, fez a presente leitura crítica sobre meu trabalho literário no livro "Frestas". Zacarias Martins é um dos mais destacados intelectuais do Estado de Tocantins, no Brasil, autor de sete livros publicados e com participação em mais de 50 antologias  literárias no Brasil e no Exterior. Possui várias condecorações e entre as quais, a Medalha do Mérito da Cultura e Cavalheiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador e o de Senador da Cultura, representante  do Estado de Tocantins no Congresso  de Cultura Latina no Brasil.

Crítica Literária

“As frestas poéticas de Gleidston César.”
Grande personalidade do movimento trovista contemporâneo brasileiro, Eno Teodoro Walke (1929-2001), a quem tive o privilégio de conviver, dizia que o poeta é um ser incomum, transformando palavras comuns em magias verbais.
Apesar de concordar com esse ponto de vista, iria mais além: diria que o poeta é aquela pessoa que consegue a proeza de exteriorizar sentimentos em forma de palavras, que podem ser escritas ou faladas,  surgindo daí, a verdadeira poesia. Entendo que um texto que se propõe ser poético, mas que não consegue exteriorizar sentimentos,  na verdade, não é poesia, mas sim, um amontoado de palavras, somente.
Diante do exposto, é com grande alegria que sou apresentado às frestas poéticas  de Gleidston  César, poeta criativo, sensível,  cujos versos diáfanos e cristalinos nos encantam a alma e nos despertam as mais diferentes emoções. Portanto, ousamos dizer, sem medo de errar, que os textos inseridos nesta obra são, realmente, poesia.
E após uma leitura atenta da obra poética de Gleidston César o leitor certamente vai perceber que a vida é bem mais do que os nossos olhos possam ver. A vida, tal qual a poesia verdadeira, também é feita de sentimentos.

Zacarias Martins

OBRIGADO Á TODOS